domingo, 31 de março de 2013

Utopias e verdades


“A minha utopia é o meu horizonte.”
(Eduardo Galeano)

Essa frase me fez pensar no quanto precisamos fazer para alcançar metas e objetivos, concretizar planos, realizar sonhos. E esse é um caminho sem volta, caminhar sempre para a frente.
- Nossa ... está difícil....
- É?... fica assim não, depois piora....
Quantas vezes já ouvi isso. E não acho que seja pessimismo. Talvez excesso de sinceridade. E na verdade, as coisas pioram mesmo, tornam-se mais difíceis, mais desafiadoras aos nossos olhos e exigentes ao nosso coração.
Penso no quanto já fiz, e no muito que ainda terei de fazer pelos próximos tempos. Aliás, o tempo, quanto tempo se passou. Quantas pessoas conheci, quantos caminhos já percorri. Quanto de mim já mudei (pra melhor, às vezes).
Me deparo com dúvidas, fraquezas e medos... busco neles a força e o impulso para o amanhã.
Porque os dias se sucedem e tudo isso vira o ontem. E eu? Bem, eu viro aquilo que conseguir fazer, as superações que demonstrei, as falhas que ainda preciso corrigir.
Mas, voltando à frase do início, viver é tudo isso! É ter altos e baixos, momentos bons e ruins... acima de tudo, não parar de caminhar. Porque o horizonte se afasta justamente para que continuemos. Se pararmos de andar não há utopias, não há sonhos, não há vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário